Cursos de Língua

Regular

3 horas de aula duas vezes por semana ou 3 horas de aula num único dia e permitem concluir as horas previstas para cada sub-nível do Quadro Europeu num único semestre. São oferecidos normalmente nos períodos de fevereiro a junho (1° semestre) e de agosto a dezembro (2ºsemestre).

Semi-intensivo

Cinco horas de aula duas vezes por semana e permitem concluir as horas previstas para cada nível completo do Quadro Europeu ou dois sub-níveis num único semestre. São oferecidos normalmente nos períodos de fevereiro a junho (1° semestre) e de agosto a dezembro (2º semestre).

Intensivo

Cinco aulas por semana de duas horas por dia, durante quatro semanas permitem concluir um sub-nível num período de tempo bastante curto e são oferecidos nos meses de Janeiro e Julho.

Quadro de Referência Europeu

Os cursos são articulados em seis níveis de competência em conformidade ao Quadro de Referência Europeu

A1

O estudante é capaz de compreender e utilizar expressões familiares e do dia a dia, assim como enunciados simples que visam satisfazer necessidades imediatas. É capaz de apresentar-se ou apresentar alguém e colocar questões ao seu interlocutor sobre assuntos como, por exemplo, o local onde vive, as suas relações, o que lhe pertence, etc. É capaz de responder ao mesmo tipo de questões. É capaz de comunicar de forma simples desde que o seu interlocutor fale clara e pausadamente.

A2

O estudante é capaz de compreender frases isoladas e expressões de uso frequente relacionadas com assuntos de prioridade imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, situações de compras, meio social e de trabalho). É capaz de se comunicar em situações correntes do dia a dia que apenas exijam trocas de informações simples e diretas sobre assuntos e atividades habituais. É capaz de descrever com meios simples a sua formação, o seu meio envolvente e referir assuntos que correspondam a necessidades imediatas.

B1

O estudante é capaz de compreender os pontos essenciais quando a linguagem padrão utilizada é clara, tratando-se de aspectos familiares em contextos de: trabalho, escola, tempos livres, etc. É capaz de participar na maior parte das situações que podem ocorrer em viagem, numa região onde a língua alvo é falada. É capaz de organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes domínios de interesse. É capaz de relatar acontecimentos, experiências ou um sonho, expressar um desejo ou uma ambição e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma ideia.

B2

O estudante é capaz de compreender o conteúdo essencial de assuntos concretos ou abstratos num texto complexo, incluindo uma discussão técnica na sua especialidade. É capaz de comunicar com uma grande espontaneidade que permita uma conversa com um falante nativo, não se detectando tensão em nenhum dos falantes. É capaz de exprimir-se de forma clara e pormenorizada sobre uma vasta gama de assuntos, emitir uma opinião sobre uma questão atual e discutir sobre as vantagens e as desvantagens de diferentes argumentos.

C1

O estudante é capaz de compreender uma vasta gama de textos longos e complexos, assim como detectar significações implícitas. É capaz de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar as palavras. É capaz de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou acadêmica. É capaz de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.

C2

O estudante é capaz de compreender sem esforço praticamente tudo o que lê ou ouve. É capaz de reconstituir fatos e argumentos de fontes diversas, escritas e orais, resumindo-as de forma coerente. É capaz de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir pequenas diferenças de sentido relacionadas com assuntos complexos.